Saffi na mídia

Pensando em empreender? Cinco dicas para a franquia ideal

O brasileiro é conhecido como um povo empreendedor. As franquias têm se tornado uma boa opção de negócio, têm crescido em número de redes e faturamento ano a ano, porque o modelo une o sonho de ter o negócio próprio a oportunidade de atuar com uma marca consolidada. Segundo relatório da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Brasil tem mais de três mil redes franqueadoras registradas. Somente em 2017 apresentou um crescimento de 8%, elevando o faturamento para R$ 163,3 bilhões. Mas este cenário nem sempre é garantia de sucesso, como qualquer negócio existe um risco relativo.


“Buscar uma franquia exige além de cautela, planejamento”, explica Maurício Vieira, diretor da Saffi Consultoria, especializada em expansão. “São muitas as opções no mercado e é preciso ter muita calma neste momento”.

Sandra Nalli, fundadora da Franquia Escola do Mecânico, explica cinco passos que vão facilitar na hora de escolher a franquia ideal.


• Primeira coisa a ser perguntada é se você tem o perfil ideal. O empreendedor terá uma jornada de trabalho maior, tem que lidar com a administração do negócio, com gestão de pessoas, manter as finanças em dia, tomar decisões e lembrar que ele segue uma norma estabelecida em contrato. Sua autonomia para certas decisões terá que respeitar as normas da franqueadora. Você terá que ser resiliente!


• Faça um filtro dos seus critérios de prioridade. Exemplo: qual a capacidade financeira disponível para investimento? Qual a região que quer trabalhar? Existe afinidade com as etapas a serem desenvolvidas para o êxito do empreendimento? Com algumas respostas diminuirá sensivelmente o número de empresas a serem pesquisadas.


• Avalie a experiência do modelo oferecido pela franqueadora. Se o modelo já é testado e consolidado, os riscos para os franqueados, poderão ser minimizados, uma vez que muitos erros já terão sido corrigidos. Observe também o suporte oferecido pela franqueadora.


• Lucratividade, rentabilidade e tempo de retorno esse tripé deve ser analisado e comparado. Se o investidor pensa exclusivamente no financeiro, a melhor franquia será aquela que oferece prazo curto para retorno de investimento, com maiores índices de lucratividade e rentabilidade. Quanto aos royalties existem franquias com taxas fixas, outras que cobram taxas variáveis e há até algumas que não fazem cobrança. O melhor modelo é aquele que traz mais dinheiro ao franqueado ao final do mês, para isso é preciso fazer suas próprias contas.

Nosso propósito é desenvolver e capacitar empresas e pessoas de modo inovador, gerando um ecossistema de crescimento, liberdade, qualidade e segurança!

Você quer saber mais sobre a Saffi?


Cadastre-se e cresça com a gente!

Seus dados estão protegidos conosco.